English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

As Primeiras Letras e "Os ecos de Lutero"




1875 - Pela lei nº 5 de março de 1875, o arraial Nossa Senhora da Piedade se tornaria Freguesia e Distrito de Nossa Senhora da Piedade de Mato Grosso. Em oito de Março foi organizado o Distrito de Paz da Freguesia, tendo como Juiz o mineiro Sérgio José de Souza, um professor trazido de Jacuí pelo Major Antônio Garcia de Figueiredo para ensinar as primeiras letras aos seus filhos. Em pleno apogeu do Império do Brasil, um mulato portador de bócio (Hipertrofia da glândula tireóide) ganharia o posto de Juiz de Paz por saber ler e escrever, coisa de muita valia naqueles sertões apinhados almas não letradas.
O mato caía e o arraial crescia, e no mesmo ano de 1875 já é Capela de Mato Grosso de Batatais.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX1y7SGnBHVEfgrGjCy6wSb1twQi6Wmwz514EhVzmpRj8fcJ-RcK03ZCyuPD_sbpJNNUC_jfqhdaNKz8Tzwq1JBv_ataP5FVKSERwoZSwKrB-MSZ-N5pSoOHkuvCKorxsUE7oV3sBhcvNl/s1600/ANTONIO-JUSTINO-E-OS-15-FIL.jpg
1875 - Em dezembro, dia 17, o Presidente da Província de São Paulo, atendendo as Câmaras de Batatais e Cajuru, resolve demarcar os limites do novo Distrito, nos mesmos termos atuais. Além de três engenheiros vindos da capital, os trabalhos contaram com a colaboração do então vereador da Câmara Distrital de Batatais, o jovem coronel Antonio Justino de Figueiredo, (neto materno e herdeiro do fundador do Arraial, Antonio Garcia de Figueiredo, o Major Garcia).
A arquidiocese da província de São Paulo nomearia o primeiro Vigário da nova Capela, o Padre Thomaz de Afonseca e Silva, que também determinaria a construção do primeiro cemitério, no mesmo local onde é o atual Hospital de Misericórdia.





Em 1873 um importante missionário protestante chegaria ao Brasil: John Boyle (1845-1892). Sua primeira parada foi em Cajuru, onde logo converteria a família Rizzo ao protestantismo, o marco inicial da nova doutrina em toda a região dos entrantes mineiros
1878 - Um dos filhos do Capitão Diogo Garcia da Cruz, o João Garcia de Figueiredo, da fazenda São João (Congonhal), desde 1878 recebia visitas de missionários protestantes e colportores (vendedores de Bíblias, principalmente). John Boyle, o missionário ora amigo dos Rizzo de Cajuru, conheceria e converteria ao protestantismo o fazendeiro João Garcia de Figueiredo e seus descendentes, os que futuramente trariam a doutrina presbiteriana para o arraial.
(artigo no jornal O Imparcial, 1917)


http://blogdealtinopolispag2.blogspot.com.br/2010/01/na-virada-do-seculo-do-progresso.html

3 comentários:

  1. Parabéns, pelo blog, ajudou até na minha pesquisa genealógica.
    Sou do Paraná, me chamo Maykon S. B. de Oliveira, sou tataraneto de Sérgio José de Souza que era casado com Virginia Christina da Costa Valle, um dos filhos do casal era meu trisavô José Tranquilino de Souza, batizado em 1875, casou-se em 1897 em Altinópolis, foi pai de minha bisavó Benedita Tranquilina de Souza.
    Se alguém puder me ajudar gostaria de localizar o óbito de Sérgio José, mas não sei a época e nem se realmente foi em Altinópolis. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Usuários e editor deste importante blog, boa noite. Dentro de poucos meses, vou publicar a terceira edição de meu livro sobre caçadas, em formato e-book, e gostaria de autorização para divulgar nele alguns links das caçadas da família Vicentini. Quem pode me autorizar a divulgar os links ? Citarei o título da caçada e o nome do autor, além do blog. Desde já, agradeço.

    Adalberto Jordão da Silva
    E-mail:adalbertojbr@yahoo.com.br e fones:81 9 9159-5657 e 3692-1910.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostaria de saber do autor deste tão valioso e único blog, onde ele teve acesso aos dados e informações que ele utiliza para a construção da história de Altinópolis.

    ResponderExcluir